sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Robin Hood 2013 Espírito Santo - Vitória e Vila Velha

A ideia de ir para o Espiríto Santo e Bahia veio como um desafio de expandir as fronteiras do Projeto Robin Hood, enquanto imaginávamos como seria a edição de 2013. A princípio não tinhamos nenhum "brother" ou amigo de "brother" que pudesse fazer a ponte com as instituições locais e disponibilizar uma base para o projeto. Mesmo sem ter este chão anunciamos a todos que faríamos mesmo assim.

Jogar uma ideia no ar nem sempre é garantir que ela vá acontecer, mas neste caso era mais que uma ideia: um compromisso. Quando decidimos fazer Robin Hood na Africa e Asia, em dezembro de 2010, muitos disseram que estávamos ficando malucos, que era impossível. Foi então que chegamos lá, fizemos em resposta o Micróbios 10 - Missão Impossível.

Mas enfim o importante é que quando o compromisso é superior o universo conspira para que se concatenem as etapas, e uma pessoa muito importante foi a Ligia Protti, que conheceu o IAM e logo mobilizou todos seus contatos no Espírito Santo.

Assim que saimos do Rio para pegar a BR 101 recebemos uma ligação da TV Vitória filiada a rede Record para nos entrevistarem na manhã seguinte. Mídia espontânea advinda da parceria com a Prefeitura de Vila Velha, cidade ao lado de Vitória.


Desta forma por intermédio da Priscila Angonesi, Coordenadora de Educação Ambiental da prefeitura da Vila Velha realizamos várias ações: uma palestra no Auditório Titanic e a peça de teatro numa região carente chamada Terra Vermelha onde apresentamos para mais de 600 alunos. A escola se chama Darcy Ribeiro e já tem todo um trabalho na área de Sustentabilidade, tendo já uma horta manejada pelos alunos.

Outra ação organizada pelo companheiro Douglas Bonella foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edna Mattos de Siqueira Gaúdio contemplando mais de 250 alunos.

Nosso grande amigo, Eric Freitas Mazzei, membro da Associação Ambiental Voz da Natureza fez o nosso Curso de Inovações em Educação e Empreendedorismo Socioambiental na Vila Regência e organizou em seguida ações em Vitória. Mesmo estando meio mal de saúde, com a voz prejudicada devido a um resfriado, demos a palestra na Universida Federal do Espírito Santo para aproximadamente 40 pessoas que foram muito receptivas.


Nosso querido amigo de Regência o Joe Barreto do projeto Tamar divulgou as ações que tinhamos feito para todas as bases do Tamar, assim que chegamos em Vitória recebemos o convite de apresentar na base da Ilha do Papagaio.



Devido ao clima chuvoso realizamos a peça "do Início ao Fim do Mundo" dentro de uma galeria de arte. A Jordana Borini, responsável pela organização do evento por parte do Tamar ficou com o coração na mão de ver as atuações um tanto expansivas do Homem Primitivo próximo as obras de artes que valiam acima de mil reais. Mas graça a Deus tudo correu bem, a criançada entrou na peça e curtiu do início ao fim da peça.




Outra ação, que não se encaixaria muito dentro do Robin Hood, mas sim mais uma das missões inusitadas dos Micróbios, foi o resgate de uma tartaruga que estava com o pescoço machucado. Os funcionários do Tamar deram uma brecha e lá fomos nós pra dentro d'água só de cuequinha resgatar a bichana, que pesava com certeza mais de 100 kg.




Mais importante que todo este conjuto de ações que ocorreram em Vitória e Vila Velha foi que a Voz da Natureza através de seus integrantes demonstrou o interesse de montar um núcleo de Educação Ambiental compartilhando as metodologias utilizadas pelo IAM. Assim sentimos que conseguimos cumprir a missão sabendo que teremos um contato contínuo e de certo que a multiplicação irá ocorrer no Espírito Santo. Este é o melhor resultado que o Projeto Robin Hood pode ter.

Além destas nossas histórias do projeto Robin Hood, existem várias outras que ocorrem em paralelo e uma que ocorreu foi a "Saga do Lixo Móvel", nosso querido carro. Foi a vez dele quebrar, após ter rodado fielmente 5000 km por todo o Brasil sem dar problema algum, ele começou a pôr a lingua pra fora e se queixar do cansaço. Primeiro foi a parte elétrica, seguido dos pneus, depois perdemos a transmissão, por último foi a embreagem. Um rombo em nosso orçamento, mas enfim, ele nos levou e nos trouxe são e salvos e possibilitou que fossemos a lugares carentes praticamente inacessíveis. Valeu Lixo Móvel!!!




Fotos: Eric de Freitas Mazzei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário