segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Robin Hood 2013 Espírito Santo - Vila Regência

No Espírito Santo as agilizações para acontecer o projeto foram iniciadas com uma boa antecedência, o que nos rendeu um projeto bem estruturado. Graças ao trabalho árduo da Ligia Protti que movimentou seus contatos o projeto teve uma grande repercussão. As ações ocorreram durantes os dias 19 a 22 de outubro.

Nossos parceiros nesta vila do Município de Linhares, foram o Instituto Ecológico LunarMaria e o Projeto Tamar, através dos queridos amigos Lucas Bermudes e Joe Barreto. Ao ficarem sabendo que o projeto Robin Hood passaria pelo Espiríto Santo eles nos contataram. Fizemos com eles a programação completa: Peça de Teatro "do Início ao Fim do Mundo", a palestra "Uma brincadeira Grandiosa" e o Curso de Inovações em Educação e Empreendedorismo Sócioambiental. Foram uma das semanas mais proveitosas de toda temporada.
Começamos pelo curso. Tinhamos apenas 10 inscritos, de início montamos uma roda para conversar sobre alguns tópicos importantes como Educação, Meio Ambiente e Sociedade. Com esta conversa constatamos que estávamos diante de formadores de opinião: professores, estudantes, pessoas engajadas no terceiro setor, pescadores, lideranças locais e funcionários da prefeitura. Com base nisso o curso foi redirecionado para um enfoque muito mais em mobilização popular, frente a chegada de grandes empreendimentos a localidade.

Começamos com a dinâmica do Biomapa Comunitário.


O biomapa comunitário é um  método de construção de diagnóstico socioambiental com envolvimento de toda a comunidade. Os produtos podem incluir, além de texto, “mapas” e produções artísticas. O inventário, por sua vez, sistematiza uma pesquisa; consiste no conjunto de dados relevantes relacionados e ilustrados.

Assim seguimos com a Dinâmica da Árvore dos Problemas, uma forma de organizar bem os problemas, detectar suas origens (raizes) e consequências (frutos) e a partir disto gerar uma Árvore das Soluções.




Juntamos todas as árvores feitas pelos grupos e construimos uma floresta maior, buscando entender as interações entre os problemas. Desta forma a idéia é observar os problemas e a partir de uma olhar de cima saber como pode ser nossa interferência dentro deste grande emaranhado de relações.


Outra dinâmica que nos ajuda compreender as interrelações e interdependência dos sistemas é a Teia da Vida, feita com simples fios lã.


Após a apresentação de teatro que ocorreu no primeiro dia durante a noite, muitos ficaram sabendo do curso e chegaram para participar no segundo dia.

A vila de Regência ganhou um farol na época do Império pelo ato de bravura do Caboclo Bernardes que salvou 128 oficiais da marinha brasileira de um naufrágio na Barra do Rio Doce. Quem quiser saber mais deste super herói brasileiro é só acessar:


Foi com grande honra que fizemos nossa apresentação  "do Início ao Fim do Mundo" aos pés do farol. Foi a nossa primeira apresentação aos moldes de Teatro de Rua. Tinha chovido neste dia e algumas poças se formaram, o Homem Primitivo se utilizou delas na hora do acidente de carro. Lá foi ele caindo pra dentro da poça, e se debatia naquela agua barrenta. Os moradores da vila gargalhavam e simplesmente não acreditaram no que estavam vendo. Eu pessoalmente perdi o controle de minha bexiga. Ouvimos rumores que uma hora após a peça a vila que mora do outro lado do Rio Doce já estava sabendo do maluco que se atirara durante o teatro na poça. 
Vale tudo para passar a mensagem! Sempre foi assim que balizamos nossas ações e o Lucas Sielski (Homem Primitivo) tem levado isto a risca!



Na segunda etapa do curso apresentamos diversas dinâmicas, contações de história, vídeos, jogos que desenvolvemos ao longo de nossa jornada na Educação Ambiental desde 2007. Destrinchamos a construção de cada atividade, explicando suas motivações e aplicando elas na prática com os participantes. Foi um dia realmente prazeroso, que passamos debaixo do abençoado pé de caju do Centro Ecológico de Regência no Projeto Tamar.

Alguns dos materiais mostrados:




Assim o nosso curso foi dando sequencia e de 10 participantes terminamos com mais de 25. Crianças, transeuntes e funcionários do Projeto Tamar foram aos poucos se juntando ao grupo e dando suas contribuições.

A noite veio então um dos momentos mais mágicos de todo o Robin Hood 2013. Após o término da peça durante a noite, o executor da base do projeto Tamar em Regência, nosso amigo Joe, veio nos dizer que éramos abençoados e que iríamos ver uma Tartaruga Gigante pondo seus ovos na praia. Entramos no jipe e lá fomos nós conferir. Chegamos nestas praias praticamente desertas que são um grande berçário natural de diversos tipos de tartaruga e lá estava uma tartaruga de couro de mais de 1,70 metros, enorme! Momento de se sentir muito próximo a Mãe Natureza, um agradecimento que faz valer a pena todas as dificuldades que enfrentamos para continuar nosso projeto.

 


Na segunda apresentamo a peça "do Início ao Fim do Mundo" para aproximadamente 300 alunos da escola da vila, fundamental I e II.

Pra encerrar conferimos a praia de dia, pegando algumas ondas. Regência é um pico muito conhecido do surf, por suas ondas de tubo.



Fotos: Eric Freitas Mazzei e Lucas Bermudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário