sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Robin Hood 2013 - Ribeirão Preto e Cravinhos

Em Ribeirão Preto nosso contato era Henrique Tiraboshi o jovem programador do Jogo Digital "do Início ao Fim do Mundo". Em 2010 começamos um trabalho de levantamento de softwares de programação de jogos e chegamos até o RPG Maker. Este programa tem uma comunidade com vários seguidores e com muitos materiais desenvolvidos por jovens programadores. Eles se comunicam e trocam suas criações pelos fóruns, também é neste meio digital que se organizam em equipes e desenvolvem seus próprios jogos. Foi conhecendo este pessoal que chegamos ao Henrique Tiraboshi, conhecido por Jamal XVI, um dos grandes programadores de RPG Maker aqui no Brasil. Entramos em contato e desde o começo percebemos que se tratava de uma pessoa extremamente prestativa e comprometida em ajudar os interessados em se desenvolver na ferramenta. A ele apresentamos o projeto do jogo "do Início ao Fim do Mundo" e ele se dispôs a ser o programador chefe do projeto. Passaram-se quase três anos, e o jogo foi finalmente lançado em julho de 2013. 

Todo o processo de desenvolvimento do jogo foi realizado através do universo virtual, ou seja, nunca tínhamos nos conhecido pessoalmente. Tivemos a oportunidade de conhecer-lo pessoalmente nos dias 15 ao dia 20 de agosto de 2013 em Ribeirão onde nos hospedamos na casa de seus pais para fazer a peça "do Início ao Fim do Mundo" e divulgando o jogo em escolas públicas. 

Locais visitados:

- Escola Estadual Fernando Campos Rosas - Cravinhos SP - 492 jovens de 11 a 19 anos

Nesta escola os professores estão utilizando o jogo como material didático para as aulas de informática, Henrique está dando um acompanhamento para a escola e está desenvolvendo um sistema que o aluno possa ser avaliado.

- Projeto Criança Feliz - Ribeirão Preto SP - 72 pessoas de 05 a 14 anos

- Escola Estadual Jardim Paiva II - Ribeirão Preto SP - 350 pessoas de 13 a 18 anos 

- Escola Municipal Prof. Dr. Domingos Angerani - - Ribeirão Preto SP - 210 pessoas de 06 a 15 anos

Esta instituição se localiza próximo a zona de um assentamento do MST, tendo 90% dos alunos advindos deste local.

Para honrar nossos anfitriões preparamos um almoço de domingo ao estilo indiano, aproveitando para mostrar um pouco mais da viagem que fizemos para lá com o projeto Robin Hood em 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário