domingo, 25 de agosto de 2013

Robin Hood 2013 nas Escolas - Paraná

Escola Estadual Elysio Vianna - Curitiba - PR
Por intermédio da nossa Amiga Márcia Signori e da Professora Juliana Dalbosco estivemos no Guabirotuba, na Escola Estadual Elisyo Vianna onde realizamos uma apresentação para 50 educandos do ensino fundamental II, os quais apreciaram nosso trabalho e pediram que retornássemos afim de enriquecer seu cotidiano com outras peças teatrais. O sucesso decorrente do evento extendeu a experiência ao ensino médio e técnico em meio ambiente, bem como teve uma ampliação em forma de palestra, atividades estas que atingiram 80 educandos. Pudemos lecionar Geografia a partir de nossas vivências Microbianas em território Nacional, Africano e Asiático. Encontramos educandos com habilidades acrobáticas e cênicas, além do interesse na promoção da Horticultura, especialmente por parte da professora Juliana que acredita no enriquecimento das refeições a partir do culto a Terra.

Peça teatral "do Início ao Fim do Mundo" - 29/07/2013 - 50 participantes
Apresentação do Jogo "do Início ao Fim do Mundo" - 29/07/2013 - 50 participantes
Peça teatral "do Início ao Fim do Mundo" - 09/08/2013 -
Apresentação do Jogo "do Início ao Fim do Mundo" - 09/08/2013 -
Palestra "Uma brincadeira grandiosa: Educação para Sustentabilidade" - 08/08/2013 -

CAIC - Candido Portinari - Curitiba - PR
Através do educando Gustavo Pontes que trabalhou conosco no projeto Ambientação em 2011 retornamos ao CAIC Candido Portinari na "cidade industrial de Curitiba", onde realizamos mais duas apresentações para aproximadamente 500 educandos do ensino fundamental I e II. Vale lembrar que o Gustavo tem 14 anos e agendou a atividade que também contou com o apoio de Murillo Casarinho e Paulo Ricardo, também beneficiários do Ambientação, na cinegrafia. Desta vez a Luara, Macaca Branca Pequena, além de participar da peça pediu para falar e humildemente agradeceu a Comunhão lembrando que estivemos na Aldeia Guarani levando o mesmo trabalho.

Peça teatral "do Início ao Fim do Mundo" - 05/08/2013 - 400 participantes
Apresentação do Jogo "do Início ao Fim do Mundo" - 05/08/2013 - 400 participantes

Aldeia Guarani - Piraquara - PR
Acordamos muito cedo para chegar a Escola Estadual Mbyá Arandú em Piraquara nos arredores da represa da Sanepar onde vimos o vertedouro jorrando água. Enfrentamos alguns quilômetros de "estrada de chão" com a Luara chacoalhando a cabeça em sua cadeirinha enquanto dormia e chegamos a Aldeia onde foi muito fácil para ela fazer amigos, embora uma primeira introdução fora necessária, algo simples como cumprimentar um Guarani que talhava um cachimbo e apresentar ela a uma amiga. Logo estava correndo e brincando com a turma enquanto nos preparávamos para iniciar a peça. Houveram momentos bastante marcantes como o incêndio da caixa de papelão que representa a indústria e uma cruz de fumaça nos céus para encerrar o evento, agradecimentos especiais a aeronáutica. Segundo nossa Amiga Mariane Gioppo, responsável por nossa presença no local, os Guaranis tiveram grande identificação com os atos tendo em vista a analogia com sua História, fato este que levou a uma mudança de atitude deles frente a ela.

 

Peça teatral "do Início ao Fim do Mundo" - 30/07/2013 - 35 participantes
Apresentação do Jogo "do Início ao Fim do Mundo" - 30/07/2013 - 15 participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário